segunda-feira, 14 de julho de 2008

Noam Chomski: A vida de um dissidente - Robert F. Barski



Noam Chomski é uma figura extremamente controversa, tipo um tio do Michael Moore, ou seja, aquele cara "chato" que à primeira vista critica tudo o que é feito pelo governo americano, e que é amado por uns e odiado por outros. É claro que a história de Chomski não pode ser resumida a isso: apesar de ter a lingüista como profissão oficial, o cara escreveu sobre vários assuntos, mas o que lhe deu destaque foi sua atuação política desde a década de 1960. E como toda pessoa que expõe suas opiniões políticas publicamente, Chomski ganhou uma legião de fãs e uma horda de inimigos.

O livro de Robert Barski desvenda a carreira e a vida de Chomski desde sua infância até a década de 1990, mas se você é do tipo que gosta de biografias que devassam a vida pessoal do personagem principal, procure outro entretenimento, pois a presente obra passa longe de um "Chomski em detalhes". O autor trata exclusivamente da obra, da carreira e da vida pública de Chomski. Se ele mostra a infância do lingüista, é para demonstrar a influência de sua família letrada nas escolhas de Chomski, e não para buscar amigos de infância ou descobertas sexuais; se fala de seu casamento, é para mostrar a estrutura familiar a qual Chomski tinha sua responsabilidade ao fazer aparições e tomar partido de certas posições; sobre a faculdade, não espere saber das chopadas ou da festa de formatura do homem, mas sim dos grupos sionistas aos quais ele se aproximou. Não espere saber através desta biografia qual é o time de coração de Chomski (até porque ele não tem), mas caso seu interesse seja nas suas idéias políticas, nas suas ações contra guerras ou nas razões de suas pelejas com outros intelectuais, prepare o sofazinho ou a rede e boa leitura.

Um problema para mim em relação à leitura deste livro foi o excesso de questões técnicas sobre lingüística. Ora, eu não tenho a mínima idéia do que trata a lingüística, para falar a verdade, eu não sei nem o que é uma sintaxe, coisa que a gente vê na escola, quanto mais essa disciplina acadêmica! Por causa disso, em muitos trechos a leitura fica pesada e desinteressante. Meu interesse nesta biografia foi exclusivamente relacionado à atividade política de Chomski, parte de sua vida e carreira que eu conheço, bem como a maioria das pessaos que não são lingüistas. Então, alternando partes interessantes e incompreensíveis para mim, encaro a leitura desta biografia como regular, fundamental somente para quem gostar muito de Chomski.

Editora: Conrad
Páginas: 276
Disponibilidade: normal
Avaliação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário