segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ad&D Celts Campaing Sourcebook - Graeme Davis


Comecei neste mundo de fantasia do RPG com uns 9 anos, na época nem tinha RPG em português, então eu tinha que ler os livros em inglês, pelo menos eu tentava, e me ajudou muito nos estudos dessa língua. Ainda lembro de ir com a vovó na Gibiteria, no Centro do Rio, comprar os manuais importados do AD&D, e passar tardes e mais tardes tentando entender o que era uma "chain mail" ou um "saving throw", e depois jogar com os nerdizinhos como eu. Mas sendo importados, não eram todos os livros ao acesso aqui no Brasil (também não tinha dinheiro que chegasse). Eu ficava só na vontade vendo as dezenas de livros legais na contra-capa dos que eu tinha, e entre os tais objetos de desejo impossíveis de se conseguir estava o "Celts Campaing Sourcebook", o manual que ensinava como produzir aventuras no mundo celta.

Os anos foram se passando, o AD&D entrou em extinção, a editora foi vendida, e cada vez mais eu perdia a esperança em encontrar estas relíquias sagradas. Até que surgiram a internet banda-larga e os sistemas de compartilhamento de arquivos, e alguma alma penitente se dispôs a escanear TODOS os livros da coleção! E foi assim que eu consegui este material de imenso valor sentimental para mim.

O "Celts Campaing Sourcebook" faz parte de uma série que inclui também outros cenários históricos, a saber: Império Romano, Lendas Gregas, Vikings, Império Carolíngio e Cruzadas. Mas apesar de se tratar de livros de RPG, a parte referente a regras é mínima, quase todo o restante é uma dissertação sobre as sociedades em questão, sua história, suas lendas, seus hábitos, sua geografia, seus costumes, enfim, toda a informação verídica que um grupo de RPG precisa para se ambientar com estas épocas remotas. Vale a pena ler estes livros, mesmo se você não tem nem idéia do que seja RPG, pois se tratam de obras de história, de uma forma clara, agradável e resumida. Todos eles contam também com mapas muito bonitos no final, que infelizmente eu não pude imprimir, pois seria uma gastação muito grande de tinta para um resultado de baixíssima qualidade em papel A4.

O que eu gostaria mesmo é ter estes livros originais, pois na tela do computador ou em folhas impressas em casa não é a mesma coisa, não tem textura, cheiro, coisas que eu aprecio muito em livro, sobretudo antigos. Dá até para conseguir um desses pelo amazom.com, mas além do custo de envio inviabilizar a compra, quem me garante que o americano lá de Kansas ou de Nova Jersey vai realmente enviar o produto para o Brasil? Provavelmente ele vai até ficar com receio do carteiro ser atacado por tribos indígenas nos arredores de Buenos Aires, capital do Brazil... Mas, se eu consegui encontrar a enciclopédia Descobrir com todos os projetos, quem sabe numa dessas andanças pelo mundo eu não encontro os "sourcebooks"?

Editora: TSR
Páginas: 100
Disponibilidade: E-mule ou amazon.com
Avaliação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário