sábado, 2 de agosto de 2008

Arqueologia: Estudos e Pesquisas - Carlos Alberto Azevedo


Arqueologia é um tema que sempre achei chato. Já cheguei até a trabalhar com isso durante um tempo, daí meu desinteresse e implicância, já que tinha como obrigação estudar os procedimentos arqueológicos para servir de material para um livro de um canastrão que me contratou. Ver os resultados, descobrir o passado, isso é interessante, mas ser arqueólogo deve ser um porre. Lendo aquilo, eu me perguntava: como é que alguém pode gostar de ficar cavando buraco no chão?

Ainda bem que existem arqueólogos no mundo que cavam os buracos e nos mostram como era o mundo há muito, muito tempo atrás. Este meu interesse, não na arqueologia em si, mas nos resultados dela, me levaram inclusive a uma viagem pelo interior do Nordeste em busca de sítios arqueológicos, e na entrada de um deles encontrei vendendo “Arqueologia: Estudos & Pesquisas”, de Carlos Alberto Azevedo.

Confesso que, por causa da minha quase total ignorância no assunto, nunca tinha ouvido falar do autor, mas se eu estivesse um pouquinho inserido neste mundo real de Indiana Jones e Tomb Rider, já deveria conhecer, já que Azevedo tem um amplo currículo no assunto em universidades européias e tem participação ativa nas pesquisas arqueológicas em seu estado, a Paraíba.

O motivo maior para eu ter comprado este livro foi o fato de eu ter visitado o sítio arqueológico da cidade de Ingá e, apesar de ter ficado impressionado com o que vi, não entendi bulhufas de seu significado. Quando vi o livro, achei que era oportunidade de absorver alguma informação interessante, para ter um acréscimo intelectual, e não só uma admiração estética pelo maravilhoso patrimônio que eu acabara de conhecer.

“Arqueologia: Estudos e Pesquisas” é uma compilação de textos do autor, independentes entre si, divididos em duas partes, de mesmo nome do título. A primeira parte, “estudos”, é o que há de interessante no livro: artigos explicativos sobre diversas modalidades de arqueologia. Excetuando-se o primeiro texto, que é uma leitura crítica de uma outra obra do mesmo ramo, os artigos apresentam questões não muito profundas ou complicadas sobre a disciplina, tomando como exemplo sítios arqueológicos brasileiros, ao alcance de qualquer um, incluindo o sítio do Ingá. Há também textos que tratam da arqueologia submarina no estado da Paraíba e um muito interessante intitulado “Pré-história e ufologia”, uma refutação aos que entendem as marcas deixadas por nossos antepassados como ações de homenzinhos verdes... Meu interesse pelo livro terminou na primeira parte, já que a seqüência, “Pesquisa”, não passa de um apanhado de questões profissionais dos arqueólogos, com descrições técnicas de sítios arqueológicos, resultados de trabalhos e um projeto de pesquisa.

O livro de Carlos Alberto Azevedo é uma produtiva introdução aos leigos que buscam entender alguns segredos desta ciência de procedimentos chatos, mas resultados interessantes. Pelo menos até o final da primeira parte.

Editora: Idéia
Páginas: 143
Disponibilidade: site da editora http://www.ideiaeditora.com.br/
Avaliação: * * *

2 comentários:

  1. Pelos seus comentários, parece mesmo uma grande porcaria! :D

    ResponderExcluir
  2. Olha amigo, acho você me entendeu mal, eu não disse isso, senão teria dado uma classificação mais baixa para o livro. Eu disse que há uma parte legal e uma parte chata para um leigo como eu, mas não significa que o livro seja uma porcaria. Seria uma injustiça dizer isso.

    ResponderExcluir