terça-feira, 23 de junho de 2009

O Livro Perigoso para Garotos - Conn Iggulden e Hal Iggulden



Todo garoto precisa de coisas legais para fazer e conhecer, ou seja, uma cultura própria da idade, mais ou menos difundida igualmente entre todos os povos. Quando eu era um deles, tinha que recorrer a diversos meios para descobrir coisas legais como dinossauros, histórias reais de aventuras e bichos ameaçadores (até hoje eu guardo um livro do instituto Butantan com a catalogação de cobras, aranhas e escorpiões, todo rabiscado). Também tinha que me virar para aprender a fazer tinta invisível ou jogar xadrez, e algumas coisas eu sempre desejei, mas nunca fiz porque simplesmente não encontrei onde ensinasse – construir uma casa na árvore ou um carrinho de rolimã, por exemplo.

A partir de agora, nenhum garoto passará por este tipo de problema. “O Livro Perigoso para Garotos” é a enciclopédia que sempre faltou nas vidas de moleques de todas as gerações. Escrito pelos irmãos Conn e Hal Iggulden (sendo o primeiro o autor das séries de ficção histórica sobre Júlio César e Gengis Khan), este compêndio reúne tudo que um garoto precisa conhecer ou saber fazer para ter uma juventude feliz e crescer sem complexos ou traumas: pescaria, quadrinhos, códigos secretos, primeiros socorros, histórias de piratas e exploradores, bolinhas de gude, planetas, truques com moedas, comandos para cachorros e mais um monte de tópicos fundamentais para aproveitar ao máximo a melhor fase da vida. Apesar de ser classificado como infanto-juvenil, é irresistível para qualquer garoto, desde o que está aprendendo a ler até o que já está usando frauda geriátrica.

Pra mim foi uma grande recordação de tantas coisas que eu fiz na infância, e mais algumas descobertas de coisas que ficaram pelo caminho. No verso do livro está escrito: “Traga de volta as tardes de domingo e os dias longos de verão”. Como eu escrevi anteriormente, na minha época de garoto não existia uma enciclopédia para garotos tão legal como essa, e acho que ela veio na hora certa, como uma reação ao momento atual em que garotos se interessam mais em ir para lan-houses atualizar seus orkuts do que passar as tardes soltando pipa, andando de bicicleta ou brincando com comandos em ação com os amigos – coisas que eu fiz e não trocaria por nada.

Após o sucesso deste livro (é best-seller lá fora), foi lançado o contraponto feminino, chamado “O Livro para Garotas Audaciosas”, que dei de presente para minha irmã de 11 anos. Depois vou dar uma olhada, esse também parece ser interessante, tem coisas como golpes de karate e movimentos de surf. E ela, que tem metade da alma de um garoto, também vai ler o meu. Independente do sexo e da idade, “O Livro Perigoso para Garotos” é leitura obrigatória para descobrir e entender melhor uma coisa importantíssima da vida, que se chama diversão. Como é grande para os padrões de crianças e adolescentes, dá pra ficar lendo por bastante tempo durante o período de aulas e de frio, e testar todas as técnicas durante o verão.

Editora: Galera Record
Páginas: 319
Disponibilidade: normal
Avaliação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário